.....El prusés.....Artículos.........La crisis iniciada en 2007..HISTORIA UNIVERSAL.....INDEX

La masonería tiene estatuto de loby oficialmente reconocido en la UE

A maçonaria tem estatuto de lóbi oficialmente reconhecido a UE

Diario de Noticias Lisboa 11 DE NOVEMBRO DE 2017 João Pedro Henriques Maçonaria europeia reúne-se em Lisboa

https://www.dn.pt/portugal/interior/depois-da-web-summit-a-maconaria-summit-8909299.html?utm_term=Maconaria+europeia+reune-se+em+Lisboa&utm_campaign=Editorial&utm_source=e-goi&utm_medium=email

A maçonaria é há alguns séculos, na civilização ocidental, uma força com influência reconhecida (em Portugal foi quem liderou todo o processo que conduziu ao fim da monarquia, sendo maçons todos os principais líderes da I República (1910-1926). De há uns anos para cá, na Europa, essa força já tem estatuto de lóbi oficialmente reconhecido, na sequência de um diálogo estabelecido nos anos 90 do século passado com o então presidente da Comissão, Jacques Delors.

Isso traduziu-se na inscrição da Associação Maçónica Europeia no Registo da Transparência da UE, uma base de dados da Comissão Europeia que "enumera as organizações que procuram influenciar o processo legislativo e a tomada de decisões das instituições da UE". E que, além disso, "dá informações sobre que interesses são promovidos, por quem e com que fundos, permitindo aos cidadãos e a outros grupos de interesse acompanhar as atividades de lóbi e exercer um controlo público das mesmas".

Este registo implica que todas as organizações nele constantes revelem todas as interações que mantém com decisores políticos da UE - uma forma de dar transparência à atividade, assim reconhecida, do lóbismo (representação de interesses setoriais). Em Portugal nada de parecido existe - mas para lá se caminha, por via de um projeto de lei do CDS entregue no Parlamento (que ainda não foi votado).

A Aliança Maçónica Europeia afirma que "trabalha para a perfeição da humanidade e para a construção de uma Europa baseada nos princípios do secularismo e do respeito pelos valores da paz, liberdade, igualdade, solidariedade, responsabilidade e, acima de tudo, fraternidade", recordando que esses são "os princípios e os valores que constituem a base para a criação da União Europeia".

O seu principal objetivo é "promover os valores e princípios da Maçonaria, especialmente a liberdade de consciência e pensamento, assim como o direito inalienável aos ideais da democracia, fraternidade, igualdade de direitos para todos os seres humanos e dignidade humana, incluindo o direito à escolha da procriação, da conceção e da extinção da vida".

Além do mais, "defende o princípio do secularismo", o qual " implica a separação rigorosa e completa entre as instituições europeias, igrejas e organizações filosóficas - separação, mas não oposição", empenhando-se também na ideia de que a investigação científica não pode estar limitada por razões religiosas.